Trindade 1 – o monoteísmo

* Só existe um Deus

O único Deus Deut. 6:4; nenhum outro antes ou depois Isa. 43:10; há um só Deus Efés. 4:6; até os demônios crêem nisto Tia. 2:19.

NOTA 1 - No hebraico do AT há 2 palavras para “único/um”: “echad” e “yachid”. “Echad” indica a ‘unidade composta’, como em Gên. 2:24 em que os dois se tornam “uma” carne ou em Núm. 13:23 em que espias voltaram trazendo “um” cacho de uvas. “Yachid” indica uma unidade solitária, como os filhos “únicos” de Abraão em Gên. 22:12 e Jefté em Juízes 11:34. Deut. 6:4 ("Shemá Israel Adonay Elohenu, Adonay Echad"/ "Ouve, Israel, o Senhor vosso Deus é o único Deus") traz “echad”, o que indica que Deus é uma unidade composta.

* Deus está além da compreensão

Deus é maior que o homem Jó 33:12; não podemos compreendê-Lo Jó 36: 26; Ele é um Deus misterioso Isa. 45:15; inescrutáveis os caminhos de Deus Rom. 11:33-34; Deus Se revelou a nós por meio dos profetas (a Bíblia) e de Jesus Cristo Heb. 1:1-3; o Deus Unigênito (Jesus) nos revela Deus o Pai Jo. 1:14 e 18; Deus Se revela a nós pelo Espírito de Deus 1 Cor. 2:9-11; o encoberto pertence a Deus, o revelado a nós Deut. 29:29.

NOTA 2 - Isto mostra que a lógica ou razão humanas não são o recurso a ser utilizado para conhecer e compreender a Deus. Paulo diz em 1 Cor. 2:14 que “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente”.

* Deus fala de Si para Si no plural

façamos o homem à Nossa semelhança Gên. 1:26;
como um de Nós Gên.3:22;
vinde, desçamos e confundamos Gên. 11:5-7;
quem irá por Nós? Isa. 6:8.

NOTA 3 - A palavra Deus está no singular, mas os verbos e pronomes que se referem a Ele são usados no plural nessas passagens. Embora os judeus digam que Deus está falando com os anjos e as testemunhas de Jeová afirmam que Deus Ele está falando com Jesus pré-encarnado, o relato simples da Bíblia não apresenta essa possibilidade. Trata-se de uma conversa interna e exclusiva entre os membros da Divindade. Nenhuma outra pessoa ou ser não-divino é registrado nessas reuniões do Concílio Celestial.

NOTA 4 - Encontramos no AT em várias ocasiões o “Anjo de Deus/de Jeová”, um misterioso Ser apresentado como anjo e como o próprio Jeová, recebendo adoração, fazendo alianças e sendo chamado de Deus: Gên. 16:7-13; 21:17-19; 22:11-16; 31:11-13; Êxo.3:2-6; Juízes 2:1-5; 6:11-17; 13; Zac. 3. Em Êxo. 23:20-22 Jeová Se distingue dele, mas declara que este Anjo carrega o Seu nome e deve ser ouvido. Como as características deste Ser apontam para o Cristo pré-encarnado, temos uma evidência adicional da existência de mais uma pessoa na Divindade.

NOTA 5 - Em Isa. 6: 1-10, lemos da visão que o profeta teve da glória divina e de como foi chamado ao ministério. No verso 3, encontramos a tríplice repetição “santo, santo, santo”; no verso 8, lemos que Jeová pergunta a Si mesmo “quem irá por Nós?”. Segundo João 12:37-41, Isaías viu a glória de Jesus aqui; segundo Paulo em At. 28:25-27, foi o Espírito Santo quem proferiu as palavras dos versos 9-10. Os 3 membros da Divindade estavam presentes nesta visão.


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