Indiretamente Jesus é declarado Deus

Ele é descrito como eterno:
É o Pai da Eternidade Isa. 9:6;
Suas origens são desde os dias da eternidade Miq. 5:2;
Ele é antes de todas as coisas Colos. 1:17;
não teve princípio de dias nem fim de existência Heb. 7:3;
o mesmo ontem hoje e sempre Heb. 13:8.

Foi acusado de blasfêmia:
1) ao perdoar os pecados do paralítico, pois só Deus pode perdoar pecados Mar. 2:5-12;
2) ao dizer que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus João 5:17-18;
3) ao declarar “Eu e o Pai somos um”, fazendo-se a Si mesmo Deus João 10:30-33;
4) ao declarar-Se Filho de Deus quando julgado por Caifás Mat. 26:63-66;
5) por fazer-Se a Si mesmo Filho de Deus, segundo os judeus a Pilatos João 19:5-8.

É apresentado como Criador:
em Jesus foram criadas todas as coisas e sem Ele nada do que foi feito se fez Colos. 1:15-17 e João 1:3; mas Deus fez o universo sozinho Isa. 44:24 e Jó 9:5-8.


Share/Bookmark

4 Comentários:

missões joel e edna disse...

gostaria de parabenizar os idealizadores deste estudo que por sinal pode ser confrontado com as escrituras e conferido sua veracidade,fiquei surpreso da fonte ser o adventismo,uma vez que o mesmo seguimento religioso tropeçam em topicos tão claro nas escrituras,exemplo querendo ser seguidores da lei mosaica no tempo da graça,não compreendendo os propositos de DEUS,e ignorando os pactos exclusivos de DEUS com o povo de israel.

Walter Mendes disse...

Joel e Edna,

Mais uma vez obrigado pelas palavras de apreciação!

Quanto aos cristãos deverem ou não seguir a lei de Deus, indico os estudos presentes no blog Sábado, o Dia de Deus – http://odiadedeus.blogspot.com.br/ -, que faz parte do Portal Escrivão Caminha.

Trata-se de uma série de estudos em forma de perguntas a respeito do dia de descanso ensinado na Bíblia. Recomendo especialmente que você leia os seguintes posts ali:

1. Os cristãos precisam guardar o Sábado? http://odiadedeus.blogspot.com.br/2009/06/um-dia-tambem-para-os-cristaos.html

2. O Novo Testamento ensina a guardar o Sábado?
http://odiadedeus.blogspot.com.br/2009/06/o-sabado-no-novo-testamento.html

3. O Sábado foi dado apenas aos judeus?
http://odiadedeus.blogspot.com.br/2007/01/o-sabado-foi-dado-apenas-aos-judeus.html

Quanto aos pactos de Deus entre Ele e Israel e Ele e a Igreja, recomendo que você leia também os seguintes estudos:

1. Israel e a Igreja 1 - salvação e obediência:
http://escrivaoanexos.blogspot.com.br/2007/01/israel-e-igreja-1-salvacao-e-obediencia.html
Mostra como a Bíblia é clara ao ensinar que tanto judeus quanto gentios são salvos pela fé e devem obedecer aos Dez Mandamentos.

2. Israel e a Igreja 2 - relação na Nova Aliança:
http://escrivaoanexos.blogspot.com.br/2007/01/israel-e-igreja-2-relacao-na-nova.html
Um estudo sobre como tanto Jesus quanto Seus discípulos ensinam que os privilégios e responsabilidades de Israel foram transferidos, na Nova Aliança, de Israel para a Igreja.

Sobre a ideia de que ou acatamos todas as ordens dadas ao povo de Israel quanto ao sábado ou deixamos de lado o dia de descanso, veja também o estudo A pena de morte é parte do Sábado?, presente em http://odiadedeus.blogspot.com.br/2009/06/pena-de-morte-e-parte-do-sabado.html

Espero que o Senhor Jesus seja cada vez mais exaltado em sua vida e você compreenda cada dia mais e mais a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Abraços e que o Senhor te abençoe e te guarde.
Walter Mendes

Unknown disse...

Olá Walter.
Sou uma jovem comum q assim como os bereanos estou em examinando as Escrituras para ver se as coisas são de fato assim. Mas venho pedir ajuda, pois nao tenho muito conhecimento. Já faz algum tempo que tenho pesquisado sobre a trindade. Esse é o melhor site que encontrei em defesa da divindade de Jesus. Porém tbm encontrei varios sites contra a divindade de Jesus e eles usam a própria bíblia para isso. Eles usam varios argumentos e gostaria de saber como responder a eles. Um deles é este q está no site http://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com
Quanto a Isaías 9: 6, dizem o seguinte:
em primeiro lugar que Jesus “seria chamado” assim Ou seja, são títulos que ele receberia em vista de sua inabalável obediência a seu Deus e Pai, Jeová. De fato, lemos em Efésios 1:17: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória..ou seja, neste verso notamos que Jesus tem um “Deus”.Jesus recebeu tais títulos, de “Deus Poderoso” e de “Pai Eterno”, em vista de sua obediência a Jeová Deus.Jesus não é chamado de “Deus Todo Poderoso”,(Hebraico.: El Shaday) frase essa aplicada exclusivamente a Jeová Deus em toda a Bíblia Sagrada. Antes é chamado de “Deus poderoso” (Hebr. El Gibor) ., ele não é o Todo Poderoso. Apenas Jeová Deus o é. Será que a Bíblia confirma esta interpretação de que Jesus Cristo “recebe poder e autoridade”? Sim! Lemos em Daniel 7:13,14:obteve acesso ao Antigo de Dias,+ e fizeram-no chegar perto perante Este.+ 14 E foi-lhe dado domínio,+ e dignidade,+ e um reino... O antigo de Dias neste texto é Jeová Deus ao passo que aquele que “chega perto” e “recebe domínio e um reino” é Jesus Cristo.Cristo conseguiu este título de “Pai Eterno” devido sua obediência. Por meio dela Cristo salvou milhares de humanos condenados a morte tornando-se “Pai Eterno” destes.Adicionalmente, a palavra “eterno” usada em Isaías 9:6 não se refere a eternidade no passado e futuro. A palavra eterno pode significar :Que não tem início nem fim ou que tem começo mas não tem fim. Em hebraico foi usada a palavra “ עַד” que tem a mesma definição que a palavra “eterno” em português. Pode se referir a algo que sempre existiu como também algo que não existiu mas sempre existirá. Um outro ponto importante que passa despercebido a muitos é a própria terminologia usada em Isaías 9:6 onde lemos que Cristo seria chamado de “Príncipe da paz”. Como sabemos, um príncipe é o filho de um Rei. E não o próprio Rei!
em hebraico, em especial no AT tendem a…..FAZER HOMENAGEM AO DEUS que a pessoa serve.
Exemplos:
-Abiel e Abias, que vistos literalmente seriam “Deus Pai” ou “Pai Jeová” são entendidos como passando a seguinte mensagem: “[Meu] Deus é Pai” (Ou Meu Pai é Deus) e “Jeová é [o meu] Pai”
Esse conhecimento aplicado ao caso da passagem de Isaías, o sentido do nome messiânico seria “[Meu] Deus é forte”. (Também foi sugerido que o que contamos como diferentes nomes separados na verdade seria um nome conjunto que tem o objetivo de ser entendido numa frase tal como “Maravilhoso Conselheiro é o Deus Poderoso e Pai Eterno, nosso príncipe da Paz” ou algo assim) Os títulos referidos nessa passagem poderia ser referência ao Deus do messias e não necessariamente ao Messias (no próprio nome Jesus -ou Josué- [YEHOSHUA] acontece isso, este nome significa “Jeová é salvação”)

_ disse...

Pois Ele "tudo sujeitou debaixo dos seus pés”. Porquanto, quando se afirma que “tudo” lhe foi submetido, é evidente que isso não inclui o próprio Deus, que conduziu todas as coisas à submissão de Cristo.I Cor 15:27

Tanto nos evangelhos quanto nas cartas de Paulo Jesus é apresentado como o Senhor todo poderoso filho do Deus Pai todo poderoso, a teologia do unicismo e da trindade é utopia impossível de serem provadas, com tantos textos declarando explicitamente a distinção de Deus o Pai e de seu filho unigênito.
Jesus não orava a si mesmo, não ressuscitou a si mesmo, não se assentou a direita de si mesmo e ele não sabia do dia que voltaria a terra novamente porque não é o Pai. Deus Pai todo poderoso sempre foi onipresente, onisciente e onipotente portanto sendo Deus imutável claro está que o filho não é o pai pois ao se tornar carne deixou de ser onipresente e isso quebraria a imutabilidade de Deus portanto Pai é somente Deus e Jesus é o Senhor divino e filho de Deus.

Postar um comentário

Devido a recentes mensagens genéricas (spam), teorias da conspiração e ataques gratuitos a pessoas e denominações, os comentários do Portal Escrivão Caminha passam a ser moderados a partir de 23/06/2011.

Este é um espaço para discussão séria e fundamentada sobre o assunto da Trindade e da divindade de Jesus, conforme ensinados na Palavra de Deus e atestados pela História do Cristianismo e do Adventismo em particular.

Comentários são estimulados e bem-vindos desde que 1) promovam um debate sério e civilizado sobre o assunto e 2) tenham relação direta com a postagem em que são inseridos ou a discussão travada entre os comentaristas.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO