* Seria Jesus o primeiro ser criado por Deus?


Apoc. 3:14, o “princípio da criação de Deus”


“Principio”, em português ou em grego, pode significar começo/início ou causa/fonte. Tanto princípio no Apoc. quanto “autor” em Heb. 12:1 são “arquê” no grego do NT. Sendo Criador (como vimos acima), Jesus é o princípio, isto é, a fonte ou autor de toda a criação.


Colos. 1:15, o “primogênito de toda a Criação”


“Primogênito” na Bíblia refere-se mais a posição especial do que a origem cronológica. Embora fosse o caçula, Davi foi exaltado a primogênito Sal. 89:20 e 27 e 1 Sam.16:10-13; o caçula de José veio a ser o primogênito Gên. 48:11-20; o povo de Israel também é chamado assim por Deus Êxo. 4:22. Jesus também é o primogênito dos mortos Colos. 1:18 e primeiro da ressurreição At. 26:22-23, embora não fosse o primeiro a morrer nem a ressuscitar. A primeira-dama de um país não é a primeira mulher a existir ou casar-se. O contexto de Colos. mostra que Jesus é o primogênito no sentido de ser o soberano, isto é, o originador e mantenedor da criação.

Prov. 8:22-36, a Sabedoria de Deus

A passagem refere-se a Cristo, mas os versos 22 (“o SENHOR me possuía [produziu, TNM] no início de Sua obra”) e 30 (“Eu era o Seu arquiteto [mestre-de-obras, TNM]”) não ensinam que Jesus era um ser criado. Devemos lembrar que esta passagem, onde Cristo é personificado como a Sabedoria, pertence aos Livros Poéticos e assim a linguagem usada nem sempre é literal. Como já vimos, Jesus é Deus, eterno e Criador de tudo; também vimos que Deus criou o Universo sozinho, sem precisar de um “mestre-de-obras”.


Share/Bookmark

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Devido a recentes mensagens genéricas (spam), teorias da conspiração e ataques gratuitos a pessoas e denominações, os comentários do Portal Escrivão Caminha passam a ser moderados a partir de 23/06/2011.

Este é um espaço para discussão séria e fundamentada sobre o assunto da Trindade e da divindade de Jesus, conforme ensinados na Palavra de Deus e atestados pela História do Cristianismo e do Adventismo em particular.

Comentários são estimulados e bem-vindos desde que 1) promovam um debate sério e civilizado sobre o assunto e 2) tenham relação direta com a postagem em que são inseridos ou a discussão travada entre os comentaristas.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO